Tratamento para degeneração macular relacionada à idade
A mácula é a parte mais central da retina, parte do olho responsável por capturar a luz e transformar em estímulos para que o cérebro processe a visão. É altamente especializada, conseguindo captar detalhes e cores. Com o envelhecimento, a mácula normalmente sofre graus variados de atrofia, condição que se chama degeneração macular.
A degeneração macular é mais comum em pessoas brancas, que fumam ou fumaram, que são obesas e com estilo de vida sedentário e em quem tem história familiar para a doença. É uma das principais causas de cegueira irreversível, mas alguns estudos mostram que o uso de algumas vitaminas e minerais ajuda a prevenir a evolução para formas mais graves.
Em algumas casos, há evolução para degeneração forma úmida, que necessita tratamento urgente com injeções intraoculares de antiangiogênicos. Os sintomas são perda da visão central e visão de objetos com forma distorcida. Nesse caso é importante marcar uma consulta com urgência.
O exame de rotina com o médico oftalmologista também ajuda a detectar precocemente essa doença, podendo para isso ser realizado exame de retinografia ou tomografia de coerência ótica.